Envie uma mensagem para nós!

Reforma Tributária: começa teste nacional do sistema de apuração do IBS Teve início nesta segunda-feira (5) a fase operacional do Projeto Piloto do Sistema de Apuração Assistida do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).  A iniciativa é um marco na implementação da Reforma Tributária do Consumo (RTC) e visa...

06 de janeiro de 2026
Jornal Contábil

Teve início nesta segunda-feira (5) a fase operacional do Projeto Piloto do Sistema de Apuração Assistida do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

A iniciativa é um marco na implementação da Reforma Tributária do Consumo (RTC) e visa homologar a tecnologia que gerenciará a arrecadação do novo tributo em todo o país. Regulamentado pela Portaria nº 85/2025, o sistema foi desenvolvido pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul, em parceria com a Procergs, sob coordenação do Comitê Gestor do IBS (CGIBS).

Nesta primeira etapa, que terá duração de três meses, o sistema será testado por um grupo selecionado de 123 empresas emissoras de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O objetivo é validar o fluxo de informações e identificar pontos de melhoria antes da expansão do projeto, prevista para o segundo trimestre deste ano.

 

Simulação e escala

Para fins de teste, o sistema aplicará uma alíquota simbólica de 0,1%. Segundo o CGIBS, a operação tem caráter estritamente experimental, sem gerar cobrança efetiva de impostos ou qualquer obrigação fiscal real para os contribuintes participantes. 

O desafio tecnológico é elevado: a estrutura está sendo preparada para suportar o processamento de aproximadamente 70 bilhões de transações por ano.

O subsecretário da Receita Estadual do RS, Ricardo Neves Pereira, enfatiza que o piloto é fundamental para uma transição segura. “É uma etapa de maturação das funcionalidades que integrarão a solução nacional, garantindo que o sistema esteja alinhado às diretrizes do Comitê Gestor”, afirmou.

 

Histórico

A escolha do Rio Grande do Sul como desenvolvedor do módulo de apuração ocorreu via edital de chamamento público no início de 2025. O estado contou com o apoio técnico de outros municípios e unidades da federação para criar a solução que, agora, começa a ser testada em escala nacional.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Avenida Pedro Miranda, 624, cond. Piram; sl 8 sala altos - Pedreira Belém / PA - CEP: 66085-005

contato@c7gestaocontabil.com.br

(91) 98405-0108

Sitecontabil © 2020 - 2026 | Todos os direitos reservados